Friday, November 22, 2013

O meu TOA chegou, o que devo fazer?

Alguns procedimentos:
 1) Geralmente, vocês recebem por email o TOA (Term of Appointment - um documento com aproximadamente 13 páginas) ou o Termo de Compromisso. Quem assina o quê?

   * Se você recebeu o TOA: deverá preencher com os dados do Coordenador do Programa (ver o arquivo Dados do Coordenador no grupo do Face - são os dados da Maria Cristina); preencher também com os dados do seu Academic Advisor (um professor orientador que esteja disposto a endossar seu programa - pode ser qualquer professor do seu Departamento, um professor com quem tenha certa facilidade de contato, e que poderá auxiliá-lo com a escolha das disciplinas);no TOA existe um espaço solicitando a assinatura do seu Academic Advisor, sendo a única pessoa, fora você, a assinar o documento. 

    * Se você recebeu o Termo de Compromisso:  deverá enviar o arquivo, via email, ao Igor em Curitiba (igorcordeiro@utfpr.edu.br com cópia para msester@utfpr.edu.br  (peço encarecidamente que tão somente o email com este documento seja enviado a eles; não envie mensagens com dúvidas etc... Isso ocasiona excesso de mensagens desnecessárias, causando atraso nas assinaturas - as dúvidas devem ser primeiramente enviadas a mim)

Portanto, o procedimento para a assinatura do Termo de Compromisso é:
1. Você recebe o Termo de Compromisso por email;
2. Encaminha a mensagem para Igor / MSester;
3. Eles (um deles) imprimem, assinam, escaneiam e te devolve;
4. Você imprime, assina e envia para Brasília por correio e por e-mail. 

Perceberam a diferença entre o TOA e o TC?

2) A universidade no exterior solicita o seu histórico: juramentado, OU certificado, OU certificado pela sua IE, no caso a UTFPR. Neste último caso, vocês deverão solicitar a gentileza de que eu assine seu histórico, que deverá estar rigorosamente traduzido e de acordo com os modelos disponibilizados no grupo do Facebook.  

Você deverá levar o histórico maravilhosamente traduzido, juntamente com o original retirado na secretaria (o do site não vale como original, tem que ser o carimbado pela secretaria) pessoalmente até o DERINT. Não faço conferencias por e-mail. Vale lembrar que a responsabilidade pela tradução é do acadêmico, portanto, a conferencia também é responsabilidade do acadêmico, e eu somente assino e carimbo. 

3) Ficar atento aos emails da sua agencia de fomento (CAPES ou CNPq), e da universidade no exterior. 

O próximo passo é ler os Procedimentos para Afastamento, neste Blog. 

Pronto, está iniciado o processo de viagem! 


Sejam felizes!! :)

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